• Home
  • Sobre
    • História do Colégio
    • Quem foi Maria Clara Machado
    • Estrutura Física
    • Nossa Equipe
    • Nosso Lema
    • Objetivo e Paradigmas Educacionais
    • Site do Prof. Donizetti
    • Saiba mais
  • Admissão 2025
  • Acadêmico
    • Calendário 2025
    • Ensino Fundamental I
    • Ensino Fundamental II
      • 6° ao 8° Ano
      • 9° Ano
    • Ensino Médio
    • Listas de Materiais 2025
    • Orientações Gerais
  • Projetos
    • Corrente do Bem
    • Encontro Geral de Pais
    • Fórum Estudantil
    • Pais com a Escola
    • Práticas Meditativas
  • Depoimentos
  • SIGA Professor
  • Contato
Colégio Maria Clara MachadoColégio Maria Clara Machado
Colégio Maria Clara MachadoColégio Maria Clara Machado
Por uma educação do cuidado:
de si, dos outros, do mundo e da vida.
  • Home
  • Sobre
    • História do Colégio
    • Quem foi Maria Clara Machado
    • Estrutura Física
    • Nossa Equipe
    • Nosso Lema
    • Objetivo e Paradigmas Educacionais
    • Site do Prof. Donizetti
    • Saiba mais
  • Admissão 2025
  • Acadêmico
    • Calendário 2025
    • Ensino Fundamental I
    • Ensino Fundamental II
      • 6° ao 8° Ano
      • 9° Ano
    • Ensino Médio
    • Listas de Materiais 2025
    • Orientações Gerais
  • Projetos
    • Corrente do Bem
    • Encontro Geral de Pais
    • Fórum Estudantil
    • Pais com a Escola
    • Práticas Meditativas
  • Depoimentos
  • SIGA Professor
  • Contato

Práticas Meditativas

Home Práticas Meditativas

Práticas Meditativas Mindfulness no Ambiente Escolar, em tempos frenéticos

Por José Donizetti dos Santos
Instrutor de Mindfulness pelo Mindfulness Trainings Internacional, orientado diretamente pelo Lama neozelandês Jangchub Reid; Filósofo, Educador e Diretor do Colégio Maria Clara Machado

Sobre o tempo passando, Mário Quintana, excepcional poeta e jornalista nascido em Alegrete/RS, escreveu que “… quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é Natal! Quando se vê, já terminou o ano… quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê, passaram 50 anos…”

O tempo está passando com uma velocidade incontrolável e indescritível. Vivemos em tempos frenéticos: conectados virtualmente e o tempo todo, cada vez mais nos distanciamos de nós mesmos, de nossa interioridade… E o que é ainda mais preocupante, nos distanciamos também das pessoas que estão mais próximas de nós, muitas vezes para nos “relacionarmos” com aquelas que estão do outro lado da tela…

Além de frenético e acelerado, vivemos tempos líquidos, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais respeitados e produtivos da atualidade. Para ele, os tempos são “líquidos” porque as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente, parecendo que nada é feito para durar, para ser “sólido”, o que gera outras questões como a obsessão pelo corpo perfeito, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranoia com a segurança e a instabilidade das relações, inclusive as relações amorosas (os casamentos são realizados na base do “se não der certo, a gente separa!). Mundo incerto, agitado, impaciente, hiperativo, estressante, cada vez mais desafiador!

Toda essa realidade impacta e afeta diretamente as escolas: alunos, pais e professores estão cada vez mais desconectados de si mesmos, cada vez mais instáveis, cada vez mais em busca de algo que nem sequer sabem o que é nem onde perderam. Em busca de sentido para as suas vidas, em busca da felicidade, muitas vezes, em meio ao vazio de sua existência no mundo.

Assim, o estresse, caracterizado como “mal do século”, é gerado, dentre outras, pelas questões citadas anteriormente, e atinge cada vez mais pessoas: levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Em cada sete trabalhadores, ao menos três sofrem a síndrome de Burnout ou algum transtorno mental e não sabem…

Nesse contexto, experiências relacionadas a práticas meditativas mindfulness no ambiente escolar acabam sendo muito bem vindas, assim como fazem todo o sentido. Tais práticas visam justamente a busca da conexão e reconexão da pessoa com ela mesma, o autoconhecimento e o equilíbrio interno, para conseguir atuar de maneira positiva no seu ambiente cotidiano, seja nas salas de aula, na família, em grupos de amigos ou no ambiente de trabalho.

A prática de Mindfulness é mais que um conjunto de técnicas para estar no momento presente: é uma atitude frente à vida, que impulsiona as forças pessoais para ajudar no desenvolvimento dos potenciais humanos.

No contexto educativo, tais práticas trazem benefícios tanto para alunos como para os professores e, dependendo das ações promovidas na escola, também para os pais de alunos. Os participantes das práticas adquirem um estado de consciência e calma, capaz de autorregular seu comportamento, conhecer-se melhor, além de criar um ambiente propício para a aprendizagem.

Os principais benefícios das práticas meditativas mindfulness para os estudantes incluem:

– Melhoria considerável de sua performance acadêmica;
– Melhoria do seu autoconceito;
– Aumento de sua criatividade;
– Redução da agressividade e da intolerância;
– Melhoria da participação nas aulas;

– Maior controle da impulsividade;
– Potencialização da memória e aumento da concentração e atenção;
– Redução da ansiedade durante as avaliações;
– Melhora da disposição para os estudos;
– Potencialização da empatia e melhora na maneira de relacionar-se com os outros.

Parte essencial do treinamento mindfulness é, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua própria interioridade, sobre suas emoções e pensamentos com gestos de gentileza e sem críticas, assim como desenvolver atitudes empáticas, ou seja, saber colocar-se no lugar da outra pessoa, aprendendo a considerá-la e valorizá-la, respeitá-la e ser grato por ela existir em sua vida.

Os professores também são beneficiados com a prática de meditação mindfulness, ganhando ferramentas que lhes ajudam a superar situações críticas e conflituosas, assim como a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. Alguns benefícios específicos para professores praticantes são:

– Fomento de seu equilíbrio emocional;
– Aumento do nível de receptividade às necessidades apresentadas pelos estudantes;

– Redução do estresse gerado por sua prática educacional na sala de aula;
– Melhoria no clima das aulas, gerando condições mais agradáveis e propícias para o sucesso da aprendizagem.

A partir de 2018, o Colégio Maria Clara Machado sistematizou as práticas de Mindfulness:

1- Promovendo a prática para todas as turmas de estudantes do colégio, duas vezes por semana, de 10 a 15 minutos; e

2- Oferecendo programas diversos de práticas para pais e professores, abertos à comunidade, como: workshops de 02 ou 04 horas de duração; mini-retiros; práticas meditativas na praça; práticas meditativas da lua cheia; grupo de meditação semanal; e o tradicional Curso de 08 semanas.

Redes Sociais

Logo Logo

Entre em Contato!

  • Colégio Maria Clara Machado
  • Avenida Raja Gabáglia, 589 Belo Horizonte/MG
  • (31) 2551-3648 - (31) 98461-0372 - (31) 99695-8384 (apenas WhatsApp)
  • contato@mariaclaramachado.com.br

Notícias Mais Lidas

  • Pai Nosso do Respeito às Diferenças
  • I Seminário Estudantil
  • Volta às Aulas
  • Reinventar a Vida
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado. Configurações de cookies.
Configurações de cookiesAceitar Todos
Gerenciar consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
Podemos ajudar?